

visitas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Processo: 483811/2013-0
MCTI/CNPq
nº 14/2013 - universal

Impactos costeiros no litoral de Caucaia (Ceará, Brasil) induzidos pelas obras costeiras construídas à sotamar e pelas ressacas do mar.


O objetivo do projeto é verificar a evolução da praia sob a influência da estrutura de proteção (Bagwall), em situação de ressaca do mar, analisando e relacionando as mudanças detectadas ao longo do tempo, destacando, também, os impactos das novas obras costeiras à sotamar do litoral de Caucaia. Avaliam-se a capacidade forçante das ondas, a mobilidade dos sedimentos e as consequências na morfologia da praia. Além disso, destaca-se a influência das marés e a interação que exercem com a estrutura.


A praia do Icaraí localiza-se no município de Caucaia, no estado do Ceará, distando cerca de 20 km da capital, Fortaleza. Desde o século XX, notou-se crescente atividade de urbanização nessa região induzido pela amplificação da vilegiatura que outrora se desenvolvia na cidade de Fortaleza. Com isso, ocorreu a evolução de sua infraestrutura, passando a abrigar maior número de edificações que suprissem a nova demanda. Por localizar-se nas adjacências de Fortaleza, é evidente que os impactos de obras costeiras lá construídas passaram a atingir também o Icaraí. Logo, o que se observou foi a ampliação da urbanização em detrimento do aumento do risco de erosão costeira.
A partir da última década do século XX, notou-se intenso processo de erosão, manifestando-se principalmente pela degradação dos diversos equipamentos urbanos existentes. Na tentativa de amenizar a situação, foram construídos enrocamentos, muros de alvenaria e, como última intervenção, uma estrutura em forma de escadaria do tipo “Bagwall”. Contudo, foi evidente o declínio socioeconômico desse trecho costeiro do litoral cearense.








Coordenador:
Pesquisadores / Colaboradores:
Bolsistas:
![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |